SISTEMAS ERP:
As utilização de sistemas ERP otimiza o fluxo de informações e
facilita o acesso aos dados operacionais, favorecendo a adoção de estruturas
organizacionais mais achatadas e flexíveis. Além disso, as informações
tornam-se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisão com base em
dados que refletem a realidade da empresa. Um outro benefício da implantação é
a adoção de melhores práticas de negócio, suportadas pelas funcionaldades dos
sistemas, que resultam em ganhos de produtividade e em maior velocidade de
resposta da organização.
SPT:
sistemas de processamento de transações
O SPT está relacionado ás atividades de
rotinas. Desempenha um papel específico de suporte às atividades empresariais,
também é forte fonte de dados para outros sistemas de informação.
As atividades do SPT compreendem a:
- Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados ou informações;
- Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição...
- Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados;
- Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador.
Os principais objetivos do SPT são:
- Processar os dados gerados pelas transações: capturar, processar e armazenar transações produzindo grande variedade de documentos com relação às atividades rotineiras da empresa.
- Manter alto grau de precisão: verificação com exatidão é feita tanto por pessoas quanto por sistemas de computador. Antes do inicio das transações, várias pessoas conferem e verificam rigorosamente todas as entradas para assegurar a real situação do negócio, inibindo erros de processamento.
- Assegurar a integridade dos dados e da informação: informações exatas e atuais antes de serem armazenadas.
- Produzir documentos e relatórios em tempo: os sistemas manuais podem levar dias, semanas e até meses, mas felizmente os SPT conseguiram reduzir o tempo de resposta. O tempo é crucial para várias variáveis correlatas como estoque e fluxo de caixa.
- Aumento da eficiência do trabalho: este trabalho hoje é feito por terminais de processamento.
SIG: - Sistemas de Informação
Gerencial
Conjunto
integrado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos que suprem
os gerentes e os tomadores de decisão com informações para ajudá-los a alcançar
as metas da organização, gerando relatórios diversos. Ele gera produtos de
informação que apóiam muitas das necessidades cotidianas de tomada de decisão
de gerentes de empresas. Relatórios, telas e respostas produzidas por esses SI
fornecem informações que os gerentes especificaram de antemão para o adequado
atendimento de suas necessidades de
nformação. Esses produtos de informação predefinidos satisfazem as
necessidades de informação dos administradores dos níveis operacional e tático,
que encontram tipos mais estruturados de situações de decisão.
Algumas
características:
- . Geram relatórios com formatos fixos e padronizados
- . Produzem relatórios impressos e em tela
- . Usam dados internos armazenados em computador
- . Permitem que usuários finais façam seus próprios relatórios personalizados
- . Requerem pedidos formais dos usuários
Benefícios do SIG para as empresas:
- Redução de custos nas operações.
- Melhoria no acesso às informações com relatórios precisos e rápidos, com menor esforço.
- Melhoria na produtividade e nos serviços realizados e oferecidos.
- Melhoria na tomada de decisões, com fornecimento de informações mais rápidas e precisas.
- Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão.
- Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões.
- Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações.
- Redução do grau de centralização de decisões na empresa e,
- Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.
Áreas de
aplicação dos SIG:
- SIG de Marketing
- SIG Industrial
- SIG de Recursos Humanos
- SIG Financeiro
SSE:- SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO
Os sistemas de suporte executivo dão
suporte ao nível estratégico da empresa e ajudam a definir os objetivos a serem
estabelecidos, utilizando-se de tecnologia avançada para a elaboração de
gráficos e relatórios. Os usuários desse sistema são os executivos seniores.
Os sistemas de suporte executivo não
são projetados para resolver problemas
específicos, em vez disso, fornecem
uma capacidade de computação e telecomunicações que pode mudar a estrutura dos
problemas.
É
um tipo especial de sistema de apoio a decisão, são desenvolvidos para
executivos individualmente, é uma ferramenta interativa que permite que os
executivos focalizem, filtrem e organize dados em informações, deve ser fácil
de usar, dar suporte às tomadas de decisões e devem ser personalizadas.
SSD:- SISTEMA DE
SUPORTE A DECISÃO
Um Sistema
de Suporte a Decisão –SSD, ou SAD, é um conjunto organizado de pessoas,
procedimentos, software, bancos de dados e dispositivos utilizados com a
finalidade de dar um suporte no momento da tomada de decisão. O foco de um SSD
esta na eficácia da tomada de decisões em face de problemas comerciais não
estruturados ou semi-estruturados. Os sistemas de suporte a decisão oferecem o
potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e
serviços.
Os sistemas
de suporte a decisão muitas vezes também são ligados a tomadas de decisões
gerenciais relacionadas com processos empresariais de valor adicionado. Por
exemplo, um SSD pode ser utilizado para prever como um aumento no preço do
papel poderia afetar o lucro global de um jornal. As informações fornecidas
pelo sistema de suporte a decisão podem levar o editor do jornal, e o gerente
de marketing a aumentarem o espaço para anúncios no jornal em vez de aumentarem
o preço para o leitor.
Características principais:
- Manipular grandes volumes de dados
- Obter e processar dados de fontes diferentes.
- Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentacão.
- Executar análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de
- mercado,
- Dar suporte as abordagens de otimização, satisfação e heurística.
- Executora análise de simulações e por metas.
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